O governo Lula (PT) vai recorrer à Justiça após Congresso Nacional derrubar veto presidencial à desoneração da folha de pagamento, afirmou nesta quinta-feira (14) Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

No entendimento do governo, a lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento até 2027 é inconstitucional.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ao justificar a decisão de recorrer à Justiça, o ministro falou da alternativa que o governo vai apresentar ao texto. “Não existe da nossa parte nenhum ânimo de antagonizar. Nós queremos uma solução. Então nós vamos buscar o auxílio do Judiciário neste caso, mas também vamos apresentar ao Congresso […] uma alternativa ao que foi aprovado”, disse.

Segundo Haddad, sua equipe econômica está fechando os últimos cálculos para poder apresentar às lideranças do Congresso a alternativa do governo para a desoneração da folha.

“A solução nós vamos apresentar na semana que vem. Queremos apresentar o quanto antes, as equipes estão trabalhando nos cálculos já há algum tempo. Desde que o presidente validou, em Dubai ainda, a saída, a solução, as equipes começaram a trabalhar nos cálculos, porque tem que fechar a peça orçamentária”, afirmou o ministro 

RELACIONADAS

+ Congresso derruba veto de Lula à desoneração da folha

+ Governo deve anunciar proposta alternativa à desoneração da folha