O Governo do Tocantins decretou emergência sobre os casos de gripe aviária na última sexta-feira (21), no Diário Oficial.
O decreto de emergência zoossanitária em todo o território tocantinense foi devido à detecção da enfermidade em aves silvestres na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e outros.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O estado do Tocantins é livre da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP), entretanto, o Governo decidiu implementar mais uma medida como cautela.
“O governador Wanderlei Barbosa determina mais essa medida preventiva que prioriza a saúde animal e humana, colaborando com a não propagação da doença”, disse o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima.
A atenção redobrada é também em virtude do Tocantins ser cortado pela rota Brasil Central de aves migratórias.
O trajeto compreende principalmente os leitos dos rios Araguaia e Tocantins, possuindo sítios de invernada e reprodução dessas aves catalogadas.
RELACIONADAS
+ Gripe aviária: Estados deverão declarar emergência zoosanitária
+ Gripe aviária: Japão suspende importação de frango de Santa Catarina
+ Gripe aviária em Minas Gerais não é grave, diz Min. da Agricultura
Canais para notificação de gripe aviária
Em casos de suspeita da Influenza Aviária em aves, a Adapec deverá ser notificada imediatamente pelo telefone 0800 063 11 22, pelo site ou presencialmente em uma das unidades localizadas em todos os municípios do Estado.