O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu um alerta, nesta sexta-feira (19), após os eventos causados pelo apagão cibernético. O documento contém orientações voltadas a instituições ligadas a administração pública.

O governo busca orientar entidades sobre as medidas e procedimentos a serem adotados diante do apagão.

Orientações do GSI

O texto reforça medidas para travamentos e indisponibilidade de sistemas Windows afetados pelo apagão. Portanto, o gabinete explica que as empresas afetadas devem buscar o suporte do sistema para excluir o arquivo danificado.

Além disso, o alerta incluiu informações divulgadas pela CrowdStrike sobre o apagão e contendo o link de acesso para o suporte.

O documento também incluiu orientações divulgadas pela empresa de computação Microsoft Azure com procedimentos para a recuperação de máquinas virtuais em seu ambiente.

Voos afetados

Apesar de ter afetado em maior parte sistemas de países fora da América do Sul, o Aeroporto Internacional de Brasília teve voos afetados nesta sexta-feira. Ao todo, o apagão causou o atraso de cinco voos da companhia aérea Azul.

Entretanto, os atrasos não duraram um tempo longo e após 40 minutos de inatividade a programação do aeroporto seguiu normalmente.

CrowdStrike

A empresa de segurança cibernética CrowdStrike divulgou uma nota, ainda hoje, em que assume a total responsabilidade pelo apagão.

Segundo o CEO da empresa, George Kurtz o problema já está sendo resolvido e a CrowdStrike “está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows.”

Com informações da Agência Brasil.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.