O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse neste domingo, 19, que a guerra na Ucrânia pode durar anos.

A afirmação veio após a cobraça de apoio constante dos aliados dos ucranianos no momento em que as forças russas lutam por território no leste do país.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Stoltenberg disse que fornecer armamentos de última geração às tropas ucranianas aumentaria as chances de liberar a região de Donbas, no leste, que está sob controle russo, segundo o jornal alemão Bild am Sonntag.

“Precisamos nos preparar para o fato de que [a guerra] pode levar anos. Não podemos desistir de apoiar a Ucrânia”, disse Stoltenberg, segundo o jornal. “Mesmo se os custos forem altos, não apenas em apoio militar, mas também na alta dos preços de energia e alimentos.”

Visita do primeiro-ministro britânico

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que visitou Kiev na sexta-feira com uma proposta de treinamento às forças ucranianas, também disse no sábado que era importante que o Reino Unido desse apoio no longo prazo, alertando para o risco de haver “saturação da Ucrânia”, com a guerra se arrastando.

A Rússia afirmou neste domingo que o ataque na cidade Donbas estava avançando com sucesso.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Otan envia soldados para fronteira da Ucrânia

+ Líderes de França, Alemanha, Itália e Romênia visitam a Ucrânia em demonstração de apoio

+ Rússia procura pontos fracos na defesa, diz Ministério da Ucrânia

+ Ucrânia exige mais armas pesadas do Ocidente para combater ataques russos

+ ‘Guerra não terá vencedor’, afirma ONU no 100º dia da invasão russa à Ucrânia

___________________________________

Combates

O governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, disse à televisão ucraniana que os combates tornavam a retirada de pessoas da cidade impossível, mas que à Rússia não controla a região.

“Todas as alegações da Rússia de que controlam a cidade são mentira. Eles controlam a principal parte da cidade, mas não toda a cidade”, disse Gaidai.

União Europeia

A Ucrânia recebeu encorajamento na sexta-feira,17, quando a Comissão Europeia recomendou que tenha status de candidata, decisão que as nações da União Europeia devem endossar em uma reunião na próxima semana.

__________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image