A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) instalou um laboratório de análises clínicas no distrito de Pari-Cachoeira, em São Gabriel da Cachoeira, a 852 km de Manaus.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A nova instalação tem o objetivo de aproximar a população indígena, que vive em áreas remotas, do diagnóstico de doenças do sangue e de doenças endêmicas.

O laboratório tem a função de promover o diagnóstico precoce de doenças tais como as anemias e leucemias, e também de doenças endêmicas, como: malária, hanseníase, leishmaniose, tuberculose e doenças parasitárias.

A nova instalação também aumenta a capacidade da assistência oferecida por uma unidade do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) localizado naquela região.

“O DSEI disponibilizava apenas três vagas por dia para exames, considerando que o distrito precisa dar suporte de saúde para quase 40 mil índios, era inviável oferecer respostas em tempo hábil para o bom tratamento dos indígenas”, avalia PHD em hematologia e coordenador do programa, Dr. Nelson Fraiji.

____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS