Hidrocefalia foi um termo muito comentado nos últimos dias após um humorista publicar um vídeo na quarta-feira, 29, onde aparece em uma apresentação fazendo uma “piada” com uma criança nessa condição.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Após a repercussão negativa, o humorista Léo Lins foi demitido do SBT, emissora onde trabalhava, a causa do desligamento não foi informada.

Mas afinal, o que é hidrocefalia?

A hidrocefalia é uma condição que acontece quando a quantidade de líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor aumenta no crânio.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o aumento de liquor dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio, o que provoca uma série de sintomas que necessitam de tratamento de emergência para prevenir danos mais sérios.

Tipos

A doença é ainda classificada em três tipos: hidrocefalia obstrutiva, hidrocefalia de pressão normal e hidrocefalia não-obstrutiva.

Hidrocefalia obstrutiva: quando há um bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e pela medula espinhal;

Hidrocefalia não-obstrutiva: quando há baixa produção ou absorção do líquido cefalorraquidiano;

Hidrocefalia de pressão normal: quando há trauma ou doença, e afeta principalmente pessoas idosas. As causas exatas deste tipo ainda não estão definidas.

Tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento padrão para a hidrocefalia é o implante de uma válvula que drena e redireciona o excesso de líquido dos ventrículos do cérebro para outra parte do corpo.

Outra opção é o terceiro ventriculostomia endoscópica (ETV), procedimento cirúrgico que se concentra em aliviar o acúmulo de pressão de líquido no terceiro ventrículo do cérebro.

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS