Nesta quinta-feira, 11, dados do Instituto Nacional para Saúde Pública e Ambiente (RIVM, na sigla em holandês) registraram 16.364 novos casos de Covid-19.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

O recorde anterior era de 20 de dezembro, com 12.997 infecções, cerca de 4.000 a mais que a média dos sete dias anteriores, de 12.339.

Devido o aumento do recorde de casos registrados, o governo do país estuda adotar um lockdown parcial, o primeiro da Europa Ocidental desde o verão no continente.

Já as mortes, apesar de uma leve alta, estão longe do pico de 232 vistas em 6 de abril do ano passado, com 25 registradas nesta quinta.

A alta nas infecções começou com o relaxamento das restrições no fim de setembro e tem pressionado hospitais de todo o país, que têm reduzido o atendimento de outras doenças para tratar pacientes de Covid-19.

__________________________________

RELACIONADAS

Devido ao aumento de casos do coronavírus, Holanda retoma restrições contra disseminação da doença

Alemanha registra 50 mil novos casos de Covid-19 pela 1ª vez

Rússia registra mais de 40 mil casos de Covid-19, novo recorde da pandemia

__________________________________

Para conter o surto, o painel consultivo do governo para a pandemia recomendou nesta quinta a imposição de um lockdown parcial, com fechamento de teatros e cinemas, suspensão de grandes eventos e diminuição do horário de funcionamento de restaurantes e cafés, segundo a emissora NOS. As escolas devem permanecer abertas.

Após um período de duas semanas com as restrições em vigor, a entrada em locais públicos deve ser limitada a pessoas completamente imunizadas ou recentemente recuperadas de Covid-19, avalia o painel.

Na última semana, a Holanda já havia voltado a exigir o uso de máscaras em lojas e outros locais públicos e expandiu a lista de locais onde é preciso apresentar um certificado de vacinação ou um teste negativo recente, passando a incluir museus e academias.

O gabinete do primeiro-ministro Mark Rutte irá discutir a recomendação em uma reunião de emergência na noite desta quinta e anunciará as decisões em uma entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta , 12. Frequentemente o governo segue as orientações do painel.

Segundo o RIVM, até o último domingo, 85,9% das pessoas com mais de 12 anos haviam tomado ao menos uma dose, e 82,4% estavam completamente imunizadas no país.

Até agora, a Holanda aplicou a dose de reforço a um pequeno grupo com sistema imunológico frágil e começará a campanha para pessoas com 80 anos ou mais em dezembro, com eventuais injeções remanescentes disponibilizadas para quem tiver mais de 60 anos.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Filha de piloto do avião de Marília Mendonça sofre ataques na web

 

Médico é condenado a mais de 40 anos de prisão por matar namorada grávida no Mato Grosso

 

Operação Ponzi prende empresário investigado em esquema de pirâmide financeira em SP

 

Morre aos 63 anos a jornalista Cristiana Lôbo

 

MP abre investigação de suposto superfaturamento na compra de 10 mil testes de Covid-19 pelo governo do Amazonas