Nesta sexta-feira (14), um homem de 33 anos foi preso por tentativa de feminicídio contra sua companheira, uma mulher de 35 anos.

O fato ocorreu no dia 18 de fevereiro deste ano, em uma via pública no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus.

Em vídeos registrados por pessoas que passavam pelo local, ganhou grande repercussão nas redes sociais. No vídeo, é possível ver a mulher em uma calçada, sendo enforcada e agredida com socos no rosto pelo companheiro.

Conforme a delegada Patrícia Leão disse em coletiva de imprensa realizada nesta manhã de sexta-feira, o suspeito estava sendo procurado pela polícia desde março deste ano.

” Foi um caso de grande repercussão, inclusive a vítima usou as redes sociais para relatar a versão dela dos fatos. Desde que saiu o mandado de prisão dele em março, ele estava foragido e a gente já estava tentando cumprir esse mandado” disse a delegada.

Ainda conforme a delegada, o homem tem outros boletins de ocorrência registrados pela sua ex-companheira por violência doméstica.

“Outros casos de agressões já tinham sido registrados por ela, porém não procurava ajuda, tudo por conta da dependência emocional, tudo isso dificulta o nosso trabalho no enfrentamento à violência domestica”. Destaca a delegada.

Veja vídeo do homem agredindo a mulher:

Casos de violência contra mulher em Manaus

Durante todo o ano de 2023, um total de 4.689 mulheres foram vítimas de violência no Amazonas, segundo monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM). Os dados são de casos notificados entre janeiro e 7 de dezembro, em 59 dos 62 municípios.

O maior número de registros está na faixa etária de 10 a 19 anos, com 2.052 ocorrências, seguido de 20 a 39 anos (1.476), 40 a 59 anos (387), 5 a 9 anos (267), 1 a 4 anos (227), menor de 1 ano (152) e maior de 59 anos (128).