Um homem identificado como Alberto Luiz Amaral dos Santos, 47 anos, foi preso neste fim de semana por matar um cachorro a facadas. O caso ocorreu em 7 de junho no bairro Lírio do Vale, zona Oeste.

De acordo com a Polícia Civil, o crime causou indignação na comunidade. Testemunhas relataram que Alberto Luiz desferiu três golpes no animal diante de várias pessoas que estavam em um comércio.

O cachorro, um animal de rua querido pelos moradores, foi socorrido por populares após o ataque, mas não resistiu aos ferimentos e morreu sete dias depois em uma ONG local.

Após o crime, Alberto fugiu por receio de represálias, mas retornou ao bairro e foi capturado na última sexta-feira (12).

Violência contra animais domésticos

A legislação brasileira trata da violência contra animais domésticos, principalmente por meio da Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais.

A lei prevê penalidades para quem pratica atos de maus-tratos contra animais, incluindo os domésticos.

É crime submeter animais a qualquer tipo de maus-tratos, como ferir, mutilar, manter em condições inadequadas de alojamento, alimentação, higiene, saúde, entre outros.

A pena varia de acordo com a gravidade do caso. Pode incluir multa e detenção de três meses a um ano, além de outras sanções como a proibição de guarda de animais.

Também pode ser aumentada em até um terço se o animal morre em decorrência dos maus-tratos

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.