Na última sexta-feira (31), a polícia prendeu um “amigo” da família de uma adolescente de 12 anos, sob suspeita de estupro. O caso acontecia no município de São Paulo de Olivença, a 985 km de Manaus, desde os 9 anos da vítima.

Segundo o delegado responsável pelo caso, a menor de idade passou por corpo delito, onde obtiveram a comprovação da conjunção carnal recente. Em depoimento, a adolescente confirmou os fatos apresentados.

O suspeito mora na mesma residência da vítima, apesar de não possuir ligação familiar. Alguns dias antes da denúncia, a tia da adolescente flagrou o rapaz tentando praticar a infração, segundo relato do delegado.

Por conta da convivência na mesma residência, a polícia decretou a prisão preventiva do suspeito. Agora, o homem responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.

Violência sexual contra crianças no AM

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgou que registrou mais de 9 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas entre 2019 e 2023. Os dados foram publicados em 18 de maio.

A faixa etária mais afetada está entre os 10 e 14 anos, representando mais da metade dos casos. A maioria das vítimas tem entre a 5ª e a 8ª série incompleta e, além disso, a maior parte dos casos ocorreu nas próprias residências das vítimas.

A análise destaca a importância da educação e conscientização nas escolas para prevenir a violência sexual, especialmente nessa faixa etária vulnerável.