A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou uma Sessão Solene para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21).

O evento, ocorrido na quarta (20), reuniu pessoas com deficiências, além de representantes de instituições públicas e privadas envolvidas com a causa da inclusão.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A solenidade destacou a importância da visibilidade e do tratamento igualitário da pessoa com deficiência (PCD) em nossa sociedade, bem como a necessidade de tornar a cidade mais acessível e inclusiva para todos.

Inclusão da pessoa com deficiência

A vereadora Laudecy Coimbra, autora do requerimento para a realização da sessão solene, destacou o papel crucial de eventos como este na luta pela inclusão.

 “Essa é uma oportunidade para além de homenagear vocês que fazem esse trabalho, que dedicam a sua vida para cuidar de pessoas com deficiência, queremos dar oportunidade para que vocês compartilhem as suas experiências porque, se considerarmos como era no passado, tivemos avanços, mas ainda precisamos avançar muito no respeito e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, disse a parlamentar.

Mileni Stefanini Barbosa, conselheira da Onda Autismo Nacional e membro da Mobilização Nacional Contra o Rol Taxativo, compartilhou sua experiência como mãe e ativista na causa da inclusão.

Ela salientou que, além do tratamento digno, as PCD enfrentam a indiferença da sociedade, o que inclui a família, amigos, políticas públicas, escolas e a sociedade em geral.

Mileni enfatizou a importância de eventos como este para divulgar informações sobre deficiências, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e conscientizar a sociedade sobre uma realidade ainda desconhecida para muitas pessoas.

Além dos discursos marcantes, a mesa de honra contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições ligadas à causa da inclusão.

RELACIONADAS

+ AM: Câmara de Itacoatiara programa homenagem a influenciadores presos

+ VÍDEO: audiência é marcada por bate-boca na Câmara Municipal de Manaus

+ Fala racista de vereador pode resultar em cassação em SP