Neste sábado, 7, deu-se início a visitação permitida pela Prefeitura de Manaus devido ao dia dos pais. A abertura excepcional segue com todos os protocolos de segurança contra o coronavírus.

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), responsável por esses espaços públicos, estava recepcionando a população com a finalidade de cumprir as medidas preventivas. O acesso de carro dentro dos cemitérios não está sendo permitido e nem a permanência sem o uso correto de máscara. A orientação é que crianças menores de 12 anos e pessoas com mais de 60 anos não visitem os locais.

Com o movimento tranquilo no Cemitério João Batista e dentre poucas pessoas transitando, a reportagem do Portal Norte de Notícias conversou com o funcionário público aposentado, José Carlos Castelo Alves, que perdeu o pai no mês de janeiro deste ano por complicações do Covid-19 e está passando seu primeiro dia dos pais sem a presença física de seu pai.

“Meu pai dava muito valor a esse tipo de homenagem e por várias vezes estive com ele visitando meus avós e a nossa família tem essa tradição. Ele faleceu em janeiro e apesar da idade avançada e com a saúde debilitada, o coronavírus deu um empurrão e estar aqui hoje é uma forma de me aproximar e tentar senti-lo”, declara emocionado.

A abertura excepcional acontece até as 18h de amanhã, 8, com ambientação musical, conduzida pela Manauscult, que assina a playlist com diversas músicas clássicas e religiosas, e, no domingo, o grupo Melody Músicos Profissionais vai tocar, de forma simultânea, em todos os seis cemitérios, das 9h30 às 11h e das 16h30 às 18h.