A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou o Balanço Criminal que apontou para um resultado positivo. Segundo o estudo, o DF registrou os menores números de homicídios e feminicídios ocorridos no estado em 2024.

O Balanço baseou-se nos cinco primeiros meses deste ano, que apresentaram os menores índices nos últimos 25 anos.

Número de vítimas

Entre os dados do estudo, o mais expressivo é a considerável queda no número de vítimas de homicídio no DF, comparado ao ano passado, de 122 para 93 (23,8%). Em 2023, o índice já era considerado o menor dos últimos tempos.

Além disso, a quantidade de ocorrências registradas também sofreu uma queda, de 199 em 2023 para 83 em 2024 (21,8%). No entanto, os números de feminicídio no DF, em 2023, registraram o dobro de 2024 com relação a vítimas e ocorrências.

No ano passado, os dados mostram que identificaram 14 casos de assassinato contra mulheres, enquanto em 2024 foram apenas 7.

Ações no DF

Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, as quedas nos números de homicídio e feminicídio são resultados das ações realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Além disso, o secretário afirma que o governo busca atingir a “marca zero” de casos de feminicídio no DF e, junto a isso, “tornar Brasília um exemplo no combate à violência doméstica”.

Entre as ações realizadas na capital está a força tarefa, que está na ativa desde o ano passado. Diante dos altos números registrados, o Colegiado busca prestar apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência