Ícone do site Portal Norte

HPV: AM inclui vacinação para quem toma medicamento para profilaxia ao HIV

HPV AM inclui vacinação para quem toma medicamento para HIV

HPV AM inclui vacinação para quem toma medicamento para HIV - Foto: Divulgação/FVS

Pessoas entre 15 e 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser vacinadas contra o HPV, conforme detalhado na nota informativa nº38/2024 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, disponível no site sob a coordenação da Dra. Rosemary Costa Pinto.

A medida segue a nota técnica nº101/2024 do Ministério da Saúde e visa auxiliar na prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pelo HPV.

Conforme a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a vacina contra o HPV é a principal arma de combate ao câncer do colo do útero e agora vai ser estendida para o público que faz uso do PrEP.

“ Estamos ampliando o público que vai receber a imunização e essa é uma medida de extrema importância. Faço um apelo para que todas as pessoas, dentro do perfil estabelecido, se dirijam a um posto de saúde para receber a vacina”, informa.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a imunização deve começar assim que os municípios estiverem preparados para realizar a aplicação.

“Cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para desenvolver a melhor estratégia para alcançar este novo público. É importante salientar que todos os municípios já dispõem do imunizante em sua rotina de vacinação,” ressalta Tatyana.

De acordo com Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, atualmente há 1.582 pessoas no Amazonas utilizando a (PrEP).

Quem pode se vacinar contra o HPV

O Ministério da Saúde desde maio adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes imunocompetentes para intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações causadas pelo HPV.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

Sair da versão mobile