A batalha dos sapos e ratos, do conto grego Batracomiomaquia, de Homero, foi adaptado para a Amazônia através da História em Quadrinho (HQ) Maramunhã. A obra será lançada em outubro no Amazonas, São Paulo e no Paraná.

Maramunhã é criação de Evaldo Vasconcelos que também é o roteirista. A equipe é formada por desenhos de Rayanne Cardoso, arte-final de Malu Meneses, cores de Izabelle Regina e diagramação de Geovan Motter.

O projeto também conta com campanha de financiamento coletivo que iniciou no dia 22 de julho, e tem como objetivo financiar a impressão da Graphic Novels. Além de receber em mãos a HQ, quem contribuir também terá outras recompensas como adesivos, camisetas, cadernos, curso de roteiro, entre outros brindes.

Maramunhã significa guerra em nheengatu.

A ideia de transformar um conto grego para uma literatura infantojuvenil com toques amazônicos começou recentemente.

“Recentemente eu comecei a pegar esse conto antigo, readaptar e regionalizar a história. Eu troquei ratos e sapos, por jabutis e quatipurus. O narrador, que era um corvo, por um Japiim e no lugar das divindades gregas por espíritos da religião dos indígenas Manaus”, explicou Evaldo Vasconcelos.

A obra já está em formato digital com 12 páginas para a leitura na internet. Clique aqui para acessar.

A campanha de financiamento já alcançou 28% da meta de R$ 20 mil. Os apoiadores poderão ajudar até 15 de setembro.

A ideia é que a Maramunhã seja lançada no Dia das Crianças, 12 de outubro. Uma parte estará disponível para venda com o próprio autor, Evaldo Vasconcelos. Quem participou do financiamento coletivo também receberam a obra literária em outubro.

Além disso, o público poderá comprar em algumas livrarias do Brasil especializadas em HQs.

Sinopse 

Maramunhã conta como uma desavença entre os pacíficos jabutis e quatipurus os levou a procurar as aldeias dos humanos para aprender como fazer a guerra. Um japiim que viu todo o desenrolar da história foi até os espíritos da floresta para que a paz fosse restaurada. As entidades intervêm, mas as consequências da batalha continuam até hoje.

Outros projetos 

Evaldo Vasconcelos contou em entrevista ao Portal Norte de Notícias, que além da HQ Maramunhã, este ano também será lançada uma biografia do cineasta Silvino Santos.

“O roteiro está sendo escrito e a produção dos desenhos começará ainda este ano. o projeto já está no Instagram”, comentou Everaldo

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @norastrodoeldorado

 

Logo em seguida será lançado uma adaptação livre do romance Coração das trevas, de Joseph Conrad.

“A História original conta sobre uma equipe de resgate subindo o rio Congo para resgatar comerciantes ingleses de marfim que estavam sem dar notícias há alguns meses. Essa história será adaptada para Amazônia, o grupo subirá o rio Negro para resgatar um geólogo que está perdido na floresta”, divulgou.  

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @jaleuconrad