O governador de Brasília, Ibaneis Rocha, não irá comparecer ao ato em defesa da democracia, que será feito a pedido do presidente Lula.

Ibaneis está de férias em Miami, nos Estados Unidos, e deve retornar para a Capital nas segunda ou terceira semana de janeiro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O ato Democracia Inabalada vai ser realizado em memória ao 1 ano da invasão às sedes dos Três Poderes. Representantes do judiciário e líderes políticos vão comparecer ao evento.

Lula

Ainda nesta semana, o presidente Lula afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que havia um “pacto” entre Bolsonaro, Ibaneis, a Polícia Militar do DF e o Exército.


“Havia, na verdade, um pacto entre o ex-presidente da República, o governador de Brasília e a polícia, tanto a do Exército quanto a do DF. Isso havia. Inclusive, com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse”, disse Lula.

Após a declaração do presidente, Ibaneis disse que as declarações de Lula não possuem “fundamento nos fatos”. De acordo com a entrevista dada ao Estadão, Ibaneis disse que as afirmações de Lula são “vazias”.

8 de janeiro

Após os ataques do dia 8, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afastou temporariamente o governador por conduta “dolosamente omissão”.  

“Conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, disse Moraes na decisão. 

RELACIONADAS

+ Ibaneis depõe em ação do TSE que investiga a conduta de Bolsonaro e Braga Neto

+ Ibaneis pede ao STF arquivamento de inquérito sobre atos de 8 de janeiro