Ícone do site Portal Norte

Ícone da arquitetura histórica de Manaus, mercado Adolpho Lisboa completa 139 anos

O mercado municipal Adolpho Lisboa, um dos ícones da arquitetura histórica de Manaus, completa 139 anos de atividades, nesta sexta-feira, 15.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Durante a comemoração do aniversário do “mercadão”, como é popularmente conhecido, a prefeitura de Manaus lançou o projeto multicultural “Arte Pela Cidade”.

O lançamento do projeto contou com a presença do “príncipe do brega”, o cantor Nunes Filho.

Foto: Oliveira Jr / Manauscult – cantor Nunes Filho

______________________________________

RELACIONADAS

+ Projeto ‘Arte pela Cidade’ é lançado em Manaus com apresentação do ‘príncipe do brega’, Nunes Filho; veja fotos

______________________________________

‘Mercadão’

Considerado um dos ícones da arquitetura histórica de Manaus, o mercado Adolpho Lisboa, no estilo art nuveau, é uma réplica do mercado Les Halles, de Paris. Símbolo remanescente da época áurea da borracha, o prédio é um expressivo exemplar da arquitetura do ferro no Brasil, tendo seu inestimável valor reconhecido por meio de tombamento no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde o fim do século passado.

O mercado abriga 175 permissionários distribuídos em quatro pavilhões: carne, peixe, hortifrúti e pavilhão central, onde são vendidos peixes, artesanato indígena e caboclo, ervaria, frutas e verduras. É o lugar ideal para provar a comida regional, conhecer os produtos típicos da região, comprar objetos de decoração e lembranças do Amazonas.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, localizado na avenida Lourenço Braga, Centro, funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 17h. Aos domingos e feriados, o mercadão abre de 6h ao meio-dia.

Fotos – Gildo Smith/ Semacc

____________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile