Banner Obras Acre 300x225

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realizou, na terça-feira (17), uma coletiva de imprensa para anunciar que já iniciou a campanha de vacinação contra a brucelose no Acre.

A brucelose é uma doença que pode ser transmitida ao ser humano por ingestão de leite contaminado. Alguns sinais podem ser identificados pelos produtores, como o aborto de animais ou retenção de placenta.

Durante o ano são realizados dois ciclos de vacinação, onde a primeira acontece nos meses de abril, maio e junho. O segundo, nos meses de outubro, novembro e dezembro devido aos ciclos de nascimento dos animais. A vacina ocorre em dose única em bezerros a partir de 3 anos e 8 meses.

O coordenador do programa estadual do controle de tuberculose e brucelose bovina, Jean Carlos reforça a importância do criador possuir o certificado de vacinação.

“O proprietário que cria animais bovinos devem ficar atentos para o período de vacinação, pois é obrigatório o certificado de vacinação. O veterinário faz a recomendação da vacina e depois a certificação deve ser cadastrada conosco. Os alimentos mais propícios a contaminação por ingestão do homem é o leite não fervido e até a coalhada. A dose é única para os animais que podem ser feitas no primeiro semestre ou no segundo”, destaca Carlos.