Em Santa Isabel do Rio Negro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou visitas em propriedades rurais do município para cadastramento de novos produtores.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A visitação ao município, distante 630 quilômetros de Manaus, ocorreu entre os dias 9 e 13 de janeiro.

A equipe do Idam fez entrega do Cartão do Produtor Primário (CPP) e orientou os produtores sobre os programas de aquisição de merenda escolar regionalizada. 

As visitas foram realizadas no Ramal do Paraguai, situado a 10 quilômetros de distância da sede do município, que possui pelo menos oito novas propriedades dedicadas à agricultura familiar.

Os técnicos do Idam realizaram o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) desses novos produtores; e os instruiu sobre a necessidade de regularização das propriedades.

Cadastro de novos produtores se concentrou no ramal do Paraguai, distante 10 km da sede de Santa Isabel - Foto: Divulgação/Idam
Cadastro de novos produtores se concentrou no ramal do Paraguai, distante 10 km da sede de Santa Isabel – Foto: Divulgação/Idam

RELACIONADAS

+ Parceria entre Idam e Ifam deve beneficiar setor primário no AM

+ Apoiada pelo Idam, casa de polpas em Maraã gerou mais de R$ 36,7 mil em 2020

+ Idam oferta atendimento sobre crédito rural em Parintins, no AM

O Idam explicou que a regularização junto aos órgãos ambientais pode contribuir para o acesso a políticas públicas, tais como: recebimento de sementes, isenção e descontos em impostos e financiamentos de maquinários e insumos. 

Além disso, muitos desses produtores manifestaram interesse em participar dos editais de chamamentos públicos para aquisição de alimentos para merenda escolar.

Para participar dos editais, os produtores precisam estar com toda documentação em dia.

Idam explica benefícios da regularização aos produtores rurais – Foto: Divulgação/Idam

Produção indígena em Santa Isabel

Todo o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é ofertado pelo Idam gratuitamente e tem o objetivo de garantir o crescimento do setor primário.

A proposta do Ater também é de oferecer oportunidades de emprego e renda para o povo do interior.

Em Santa Isabel do Rio Negro, a produção de mandioca, bem como da farinha e seus derivados (beiju, goma, tapioca, pé de moleque, etc), banana, abacaxi e açaí, são as principais atividades desenvolvidas.

As atividades desenvolvidas no município beneficiam em torno de 7 mil produtores, a maioria formada por comunidades tradicionais.