A Assembleia Legislativa de Roraima aceitou na segunda-feria (2) o pedido de impeachment do governador Antonio Denarium (Progressistas), protocolado por Rudson Leite, Fábio Almeida e Juracy Escurinho.
Na sessão da terça (2), o presidente da Casa, Soldado Sampaio, deu um prazo de 72 horas para que os partidos com representação na Casa indiquem deputados para formar a comissão que analisará o pedido.
Sampaio destacou que as denúncias apresentadas são gravíssimas. Ele afirmou que “há indícios de autoria, considerando a responsabilidade do governador apresentada nos autos”.
Esse é o sexto pedido de impeachment protocolado contra o governador Denarium, mas é o primeiro a ser aceito pela Casa Legislativa.
Dos sete pedidos de impeachment na Assembleia, este é o mais robusto. O documento contém dezenas de páginas detalhando irregularidades, como:
- Abuso de poder político e econômico;
- Desvio de recursos públicos;
- Nepotismo;
- Superfaturamento de contratos;
- Gestão inadequada de programas sociais;
- Problemas na destinação de recursos para saúde e infraestrutura.
Os próximos passos dependem da formação da comissão e da análise dos deputados sobre as acusações.
O governo do Estado afirmou que lamenta “a postura do presidente da Assembleia Legislativa, que tenta desconstruir a imagem de um Governo que tornou Roraima um Estado de destaque no cenário nacional com vários indicadores positivos e nunca antes vistos na história de Roraima”.
Com informações de G1 Roraima e Roraima em Tempo.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.