Instituições financeiras e empresas têm até o dia 28 de fevereiro para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Os informes são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2022, cujo prazo de entrega está previsto para começar em 2 de março.

O calendário de entrega da declaração deste ano será divulgado pela Receita nos próximos dias. Tradicionalmente, o prazo começa no primeiro dia útil de março e vai até o fim de abril.

No entanto, por conta da pandemia da Covid-19, o prazo final de entrega foi adiado nos últimos anos. A declaração pôde ser entregue até 30 de junho em 2020 e 31 de maio em 2021.

Em relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios.

___________________________

RELACIONADAS

Especialista dá cinco dicas para evitar erros na declaração Imposto de Renda 2022

Mais de 60 mil contribuintes ainda faltam enviar declaração do imposto de renda

Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

___________________________

As empresas e as instituições financeiras podem mandar as informações por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis.

Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar dados e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas ou sonegou imposto.

Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte.

_______________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS