A Ponte Jornalista Phelippe Daou, também conhecida como Ponte Rio Negro, ganhou nova iluminção na noite desta terça-feira, 10. O investimento do governo do Estado foi de R$ 5,7 milhões.

A revitalização da iluminação conta com 220 novas luminárias no sistema viário e 104 luminárias cênicas. Segundo o governo, todas dotadas de sistema antifurto.

Em alusão à campanha de conscientização contra a violência doméstica e à Lei Maria da Penha, todos os refletores dos pilares centrais estão sendo acesos na cor lilás.

A ponte liga a capital amazonense aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

 

“Nós estamos inaugurando hoje a iluminação viária e cênica da Ponte Phelippe Daou. E nós precisamos aqui ressaltar que o ramo da engenharia que mais atrai investimento é o da inovação tecnológica. E nós estamos hoje, em 2021, cerca de 10 anos depois, fazendo o que há de mais moderno na iluminação”, disse Carlos Henrique Lima, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). 

Henrique disse ainda que a Ponte conta com uma vigilância patrimonial para fazer a segurança do local. “Então é um orgulho fazer esta entrega e deixar este marco arquitetônico a todos que aqui trafegam”.  

Orçamento  

O contrato da nova iluminação do monumento está orçado no valor total de R$ 5.751.876,17, que contemplou a revitalização de todos os projetores em LED, coloridos, da iluminação cênica dos pilares centrais da ponte e dos cabos de sustentação da ponte, os estais.

Foram realizados serviços de troca de todos os dispositivos denominados contadores, que são os comandos da iluminação da via pública e as unidades controladoras digitais automáticas dos refletores da iluminação cênica, situados no vão central da ponte e, ainda, a troca de toda a fiação elétrica e dos cabos eletrônicos dos refletores.

Iluminação viária 

Também foi concluída a revitalização da iluminação viária, ou seja, da pista da ponte (tipo pétala), com a substituição de todas as lâmpadas danificadas. Os serviços também incluíram a substituição do cabeamento do Serviço de Proteção contra Descargas Atmosféricas, o SPDA, que protege contra raios as instalações elétricas e demais componentes eletrônicos instalados na ponte.