O governo federal anunciou nesta terça-feira (16) que 96% dos focos de incêndio no Pantanal estão sob controle. 

Segundo o governo, dos 55 focos registrados até 14 de julho, 31 já foram completamente extintos e outros 22 estão controlados.

Além disso, apenas dois focos permanecem ativos, representando 4% do total registrado, e estão sendo monitorados pelos governos federal e estadual.

Uma comitiva ministerial, composta pelos ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), e representantes do Ibama e ICMBio, estivaram na região pantaneira.

Na manhã desta terça-feira, o grupo sobrevoou as áreas atingidas pelos incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

Embora a situação esteja majoritariamente controlada, o governo destacou que ainda restam focos ativos que precisam ser extintos para evitar novos incêndios.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que a colaboração entre diferentes entidades e a adoção de uma postura favorecem tanto a sociedade quanto o meio ambiente.

Além disso, ontem ela destacou que é preciso gerenciar os riscos e não os desastres.

“Isso é resultado de um trabalho conjunto e de uma compreensão republicana de como se deve tratar os problemas e a solução e as soluções em benefício da sociedade, do meio ambiente e de uma política que faça o correto enfrentamento da mudança climática”, destacou.

Combate a incêndios

Atualmente, 832 profissionais do governo federal estão em campo: 

  • 420 das Forças Armadas
  • 311 do Ibama e ICMBio
  • 71 da Força Nacional de Segurança Pública
  • 30 do DNIT, Polícia Federal e Defesa Civil

Além disso, 14 aeronaves federais atuam na região, incluindo 4 aviões e 2 helicópteros do Ibama e ICMBio, e 3 aviões e 5 helicópteros das Forças Armadas. 

Há também 27 embarcações: 22 das Forças Armadas e 5 do Ibama e ICMBio.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.