O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se reuniu com diretores do Banco Central nesta quarta-feira (21). O encontro integra o esforço do parlamentar em qualificar seu parecer, como relator, para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dá autonomia financeira e independência orçamentária ao BC.
Segundo Valério, a ideia é “ouvir todas as partes – banco, servidores e governo”, para compor seu parecer à PEC, que é de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).
O relator adiantou aos diretores do BC que seu parecer não tocará na prerrogativa de fiscalização do Senado sobre a gestão dos recursos do banco. Plínio explicou que sua ideia é valorizar o Senado, não tirar do seu parecer nenhuma atribuição hoje existente principalmente em relação à fiscalização .
“Essas reuniões do ministro Haddad com o Roberto Campos lá fora, o que discutem não chega aqui. A discussão tem que se dar aqui dentro do Senado. Quero ouvir, ouvir, ouvir para ver o que os preocupa, o que tem de bom e mau na PEC, que os prejudica”, disse o senador Valério.
Participaram da reunião hoje Rodrigo Teixeira, diretor administrativo do BC; Bruno Peres de Aguiar , chefe da Assessoria Parlamentar; e Diogo Abry Guillen, diretor de Política Econômica.