A internet 5G deve provocar impactos em todos os setores da indústria, inclusive a automobilística.

A partir do momento em que a nova tecnologia estiver avançada, o modo como guiamos nossos carros e nos locomovemos pelas cidades e estradas também deve mudar.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo especialistas, dirigir um veículo será praticamente como manusear um celular, com diversas opções tecnológicas disponíveis e interações com elementos externos, como semáforos inteligentes.

De acordo com sócio da EY e Líder de consultoria para Tecnologia, Mídia & Entretenimento e Telecomunicações (TMT), José Ronaldo Rocha, itens como segurança, conforto e praticidade para localização de destinos serão muito melhores.

“Inicialmente, a tecnologia 5G irá melhorar a velocidade de conexão dos veículos conectados com a internet. Esta facilidade pode ser usada em aplicativos de navegação, streaming, conexão com concessionárias, com seguradoras, serviços de segurança e pode ser compartilhada com os smartfones dos usuários, entre outras aplicações”, explica José.

Segundo Rocha, no futuro as redes de sensores M2M (machine to machine) serão implantadas, tanto na versão mM2M (massive type M2M), com aplicações nas estradas (laterais da pista, olho de gato, etc), como na versão uM2M (ultra reliable low latency M2M), que irá permitir grande confiabilidade e baixa latência nas suas aplicações práticas, como comunicação entre veículos e sistemas de controle.

RELACIONADAS

+ Tabela do Inmetro revela carros com pior consumo de combustível; veja

+ Carros usados têm queda nos preços e tendência é de estabilidade

+ Fim dos motores a combustão já tem data, revela executivo do grupo Stellantis

“A implantação destas novas redes, com as aplicações adequadas, vão viabilizar os carros autônomos e o tráfego inteligente, que serão um marco em conforto e segurança para seus usuários”, diz Rocha.

O 5G nos veículos também vai contribuir para ampliar o conceito de cidades inteligentes. A conexão entre veículos e os equipamentos urbanos, como semáforos inteligentes, deve ser total.

O mesmo deve ocorrer para informações sobre vias interditadas, trânsito lento etc.

Enquanto o 5G ainda dá os primeiros passos, as montadoras já se preparam para o mercado que deve surgir com nova geração de internet rápida.

A General Motors e a AT&T fizeram parceria para levar a conectividade 5G a milhões de veículos da montadora até 2024.

Segundo comunicado da GM nos Estados Unidos, a proposta é construir uma rede principal de 5G de alto desempenho para funções como: cobertura de internet nas estradas, serviços de navegação mais eficientes e mapeamento de voz mais rápido, entre outras funções embarcadas

Outras montadoras, como Ford, Audi e Porsche também já desenvolvem projetos de modelos totalmente acoplados com o 5G em escala mundial e que, nos próximos anos, devem desembarcar no Brasil.