A decisão sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), definida nesta sexta-feira (30), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) repercutiu nas redes sociais e no cenário político.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Políticos de esquerda reagiram nas redes sociais à decisão da corte eleitoral que tornou Bolsonaro inelegível por oito anos.

Nas postagens, os representantes da oposição ao ex-presidente destacaram que o parecer do TSE significou a “defesa da democracia”.

Nos posts, há ainda provocações aos apoiadores com frases de efeito utilizados por Bolsonaro na internet.

Repercussão da inelegibilidade

O presidente do Partido Democrático Trabalhista (partido autor da acusação), à época das eleições, Carlos Lupi, e o candidato da sigla à Presidência em 2022, Ciro Gomes, observaram que a justiça foi feita pelo tribunal nesta sexta.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que a condenação de Bolsonaro teria tido uma “enorme força didática” para punir atos praticados pela extrema-direita.

O deputado Rui Falcão (PT-SP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, também ironizou com a frase “tchau, querido!”, usada no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.

RELACIONADAS

+ TSE forma maioria e Bolsonaro está inelegível

+ STF forma maioria contra decreto de Bolsonaro sobre agrotóxicos

+ Atos golpistas: Mauro Cid depõe à Polícia Federal nesta sexta (30)