O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou, nesta sexta-feira (29), para consulta o resultado final do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. Os candidatos podem conferir no Sistema Revalida, as notas definitivas, juntamente com os pareceres dos recursos sobre os resultados preliminares e os espelhos de correção da prova de habilidades clínicas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Dos 1.913 inscritos, 1.213 foram aprovados. A publicação da lista nominal no Diário Oficial da União (DOU) está prevista para os próximos dias.

A partir deste sábado (30), os participantes aprovados deverão indicar, também por meio do Sistema Revalida, a universidade para revalidação (ato de apostilamento) do diploma — após a indicação e o agendamento, será necessário apresentar a documentação exigida pela instituição de ensino. A universidade parceira revalidadora pode demandar documentos pessoais, além do diploma de graduação original, que é obrigatório.

O Inep aplicou a segunda etapa do exame, em junho deste ano, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luiz (MA) e Uberlândia (MG). A prova foi estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos.

Para cada uma das dez estações, foi estruturado um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), similar a um gabarito, que expressa o conjunto de ações a serem realizadas. A análise do desempenho dos participantes ocorre por meio da correção dos procedimentos realizados para, então, calcular-se a pontuação individual obtida.

O exame do Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.

Segunda etapa

As inscrições para a segunda etapa do Revalida 2023/2 começam no dia 16 de outubro. Foi publicado no Diário Oficial as regras e o cronograma do exame. As provas serão aplicadas em 2 e 3 de dezembro.

Os interessados poderão se inscrever até 20 de outubro, pelo Sistema Revalida. Já a nota de corte será divulgada no dia 24 do mesmo mês. Os locais de aplicação serão divulgados quando da abertura das inscrições.

Confira o cronograma da 2ª etapa do Revalida 2023/2:

  • Inscrições: 16 a 20 de outubro de 2023.
  • Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 16 a 20 de outubro de 2023.
  • Divulgação da nota de corte: 24 de outubro de 2023.
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 14 de novembro de 2023.
  • Aplicação: 2 e 3 de dezembro de 2023.
  • Resultado final: 19 de março de 2024.

RELACIONADAS

+ Revalida 2022/2: resultado preliminar da segunda etapa é divulgado

+ Prazo para inscrição na 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta