A instituição da infraestrutura para o 5G foi autorizado para mais 187 cidades de 21 estados brasileiros.

A decisão ocorreu nesta quarta-feira (21), durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para Problemas de Interferência (Gaispi).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Totalizando, 1.610 municípios já realizaram a limpeza da faixa 3,5 GHz e estão aptos a implementar o serviço. Com isso, a meta do primeiro semestre de 2023 foi atingida.

No total, já foram contempladas todas as 27 capitais do país. A área de cobertura disponível para implementação beneficia cerca de 141 milhões de brasileiros, o que equivale a 66,4% da população.

O estado de São Paulo é o que teve maior quantidade de liberações, somando 49 municípios. Roraima e Rio de Janeiro possuem apenas uma liberação em cada estado.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a liberação da faixa não implica na instalação imediara das redes do 5G nos locais.

“A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora”, informou.

5G e cobrança de taxa no Amazonas

Na capital do estado, Manaus, a prefeitura municipal definiu a cobrança de taxas para a instalação de antenas de telecomunicações, incluídas as de 4G e 5G.

Em maio deste ano, a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular trechos de leis municipais, que exigem o pagamento de valores que chegam a R$ 81,5 mil.

A Prefeitura de Manaus afirma que está legislando sobre o uso do solo da cidade, mas a associação diz que as regras são sobretelecomunicações.

A Abrintel pede a anulação de trechos da Lei Municipal nº 2.384/2018, acerca das taxas de mobilidade urbana, e da Lei Complementar nº 17/2022, sobre os procedimentos para instalação de suporte para Estação Rádio-Base.

RELACIONADAS

+ Anatel autoriza tecnologia 5G para mais 12 municípios do Amazonas

+ Doze municípios recebem tecnologia 5G no Amazonas, diz Anatel

+ Mais 78 municípios recebem tecnologia 5G no Brasil, diz Anatel