O Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizará de 25 de outubro a 10 de novembro diversas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A programação que tem como tema “Popularizando a Aquicultura para o progresso do Estado do Amazonas” será híbrida (presencial e virtual).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O grupo de pesquisa é focado na popularização de conhecimentos técnicos e científicos sobre a criação de peixes nativos da Amazônia.

Programação

A abertura será no dia 25 de outubro, às 8h30, com a Exposição na Estação de Aquicultura contendo jogos, aquários com peixes ornamentais e de criação, tanque com pirarucu e entrevistas com pesquisadores, técnicos e estudantes de pós-graduação.

Em seguida (10h) acontecerá o Portas Abertas, que são visitas aos laboratórios de Fisiologia Aplicada à Piscicultura e aos Laboratórios de Aquicultura. 

O “Portas Abertas” será moderado pela coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, tendo como entrevistadas as pesquisadoras do Inpa Elizabeth Gusmão e Lígia Uribe.

Participam também da programação a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, e a coordenadora geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Stoinski.

RELACIONADAS

+ Inpa oferece 15 vagas em cursos de mestrado e doutorado no AM

+ Mais de 80% das plantas arbóreas da Amazônia são úteis para os seres humanos, diz Inpa

+ Inpa desenvolve iogurte que atua na prevenção de doenças gástricas

A programação conta ainda com cinco palestras on-line e três minicursos presenciais com transmissão on-line (Nutrição de peixes, Sanidade de peixes, Sistema de criação com tecnologia bioflocos). 

Os interessados em participar das atividades, que integram o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), podem se inscrever no site de aquicultura do Inpa.

Ciclo de debates

Um Ciclo de Debates do Inpa foi desenhado em torno das questões da sustentabilidade da pesquisa e tecnologia na Amazônia.

As Mesas de Debates iniciam nesta segunda (17) e vão até sexta(21), sempre das 15h às 17h, com transmissão pelo canal do YouTubue do Inpa.