A inteligência artificial (IA) chegou na área de produção de conteúdo e os “bots” escritores, ou seja, os robôs, apontam para o futuro.

A tecnologia é voltada para empreendedores que hoje encontram na redação um gargalo de operação.  

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A proposta é desenvolvida para gerar textos para redes sociais, peças de marketing, artigos e demais formatos de textos.

A solução, que combina linguística computacional com algoritmos de IA para criar textos em poucos segundos, tem sido aperfeiçoada ao longo dos anos.

A tecnologia já é realidade na estratégia de comunicação de empresas no exterior.

A Associated Press (AP) anunciou, em 2018, que passaria a utilizar um gerador de conteúdos para automatizar publicações.

As produções seriam sobre as prévias dos jogos da Divisão I da NCAA Basketball Championship, liga universitária dos Estados Unidos.

Empresas brasileiras e a inteligência artificial

Em outubro, a IBM divulgou uma pesquisa que revelou que 41% das empresas brasileiras utilizam inteligência artificial em suas operações diárias. 

Segundo Breno Berman, especialista em inteligência de negócios para e-commerce, atualmente a competitividade na hora de conquistar o cliente está elevada.

O cenário é estimulado pela aceleração digital provocada pela pandemia de Covid-19 e o aumento do volume de dados que circulam na internet. A IAsurge como aliado na conquista.

“Para lidar com essa realidade, a inteligência artificial surge como um dos principais diferenciais do mercado”, reforça.

RELACIONADAS

+ Marketing digital: mercado atual demanda estrategistas digitais

+ Startup do Brasil vence 23º Prêmio Nobel da Sustentabilidade

+ Sebrae divulga curso gratuito para desenvolver empresas de games

IA desenvolve textos personalizados

A dificuldade para escrever é um problema comum ao público que adota a tecnologia de inteligência artificial para desenvolver textos personalizados conforme a finalidade do usuário.

‘Hoje, a tecnologia está mais sofisticada e assertiva na composição de textos, que podem ser usados na íntegra ou passar por uma revisão para inclusão de informações ou adequação de estilo que o autor julgar necessário’, orienta Rodrigo Gimenes, profissional da área.

Gimenes destaca ainda sobre a rapidez com a qual a IA entrega conteúdos originais.

“As pessoas estão cada vez mais conectadas e anseiam por um volume de conteúdos inéditos que nem sempre a mão de obra humana consegue acompanhar”, argumenta.

Ele reforça ainda que o tempo de produção de um artigo para blog, por exemplo, cai de 1 dia útil para menos de 10 segundos.

No Brasil, as plataformas de IA voltadas para produção de conteúdo, chamadas de plataformas de copy, são recentes e estão ganhando força à medida que a demanda pelo serviço aumenta.