A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 2,4% de abril para maio deste ano, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18).

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

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Entre os sete componentes da ICF, os maiores avanços foram observados na avaliação sobre o momento atual em relação à compra de bens duráveis (5,5%) e no nível de consumo atual (3,4%).

Conforme dados da ICF da CNC, a renda atual e a perspectiva de consumo também se destacam, com altas de 2,9%. 

Os outros componentes tiveram as seguintes altas: emprego atual (1,6%), perspectiva profissional (1,2%) e acesso ao crédito (0,8%).

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Inflação e consumo

Segundo o presidente da instituição, José Roberto Tadros, as sucessivas quedas da inflação têm ocorrido além do esperado, o que deixa “os consumidores mais dispostos a consumir”. 

Por outro lado, segundo o gestor, o nível elevado do endividamento do consumidor e os juros altos limitam a renda disponível ao consumo. 

Na comparação com maio de 2022, a ICF cresceu 21,7%, com aumentos nos componentes de momentos para duráveis (35,1%) e nível de consumo atual (32,8%).

Há ainda registro de crescimento na perspectiva de consumo (31,7%), renda atual (27,6%), emprego atual (14,9%), perspectiva profissional (13,9%) e acesso ao crédito (8,8%).