O Governo Japonês, por meio da Embaixada do Japão no Brasil, está com inscrições abertas para o programa de bolsas de estudos para brasileiros em universidades japonesas.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
No Consulado Geral do Japão em Manaus, educadores dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que lecionam para o ensino Fundamental e Médio, poderão se candidatar para a bolsa de “Treinamento de Professores”.
O objetivo do programa é selecionar profissionais para realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.
Bolsas Mext Japão
O Bolsas de Estudos Mext (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) está com edital aberto para inscrições no Processo de Seleção 2023 e ficará disponível até o próximo dia 16 de fevereiro.
A oportunidade contempla professores, gestores, orientadores pedagógicos e assistentes educacionais que tenham ao menos cinco anos de experiência nas redes de ensino estadual, municipal ou particular.
Outro critério é que os candidatos sejam fluentes na língua inglesa e tenham conhecimento básico da língua japonesa.
RELACIONADAS
+ EUA abrem inscrições para programa de bolsas para jovens brasileiros
+ Em 5 anos, Japão pretende aumentar gastos com defesa para U$ 318 bi
+ Temporada de viagens de inverno aumenta voos internacionais no Japão
Documentação
Os professores interessados em participar do processo seletivo devem fornecer documentação completa no ato da inscrição, levar os documentos até o Consulado Japonês ou enviar via Correios.
Além de passarem por outras etapas, como análise dos documentos e entrevistas.
A bolsa ofertada é no valor de R$5.560 e tem duração de 1 ano e seis meses, iniciando em outubro de 2023.
Além da bolsa, o educador será contemplado com um curso de língua japonesa nos primeiros seis meses de participação.
Os candidatos que residem nos estados da região norte, podem consultar o edital completo do Processo de Seleção 2023 no portal do Consulado Geral do Japão em Manaus.