A partir da próxima segunda-feira (27), as operadoras que adquirirem lotes na faixa de 3,5 GHz vão poder solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de internet 5G em mais de 236 municípios.
Quanto a liberação da faixa, é a primeira etapa para que as operadoras que possuírem os lotes instalem os novos pontos da quinta geração. Entretanto, ao conseguirem a liberação, não significa dizer que as prestadoras terão as estações de imediato.
Planejamento Internet 5G
Após uma reunião interna, a Anatel, entidade ligada ao Ministério das Comunicações divulgou a novidade. Com a decisão, o número total de cidades que poderão contar com as novas estações de internet chega a 4.134. Além disso, nas mesmas habitam pouco mais de 189 milhões de pessoas o equivalente a 88,6% da população do país.
Segundo o ministro das Comunicações, Jucelino Filho, os trabalhos mobilizados pela pasta estão sendo feitos diante da importância da tecnologia para os municípios do país.
“É importante colocar que o Brasil realizou um leilão há três anos e vendeu faixas de frequência para o setor privado. Esse mesmo setor acertou obrigações anuais com o Ministério: o de expandir essa tecnologia, começando pelas capitais até chegar nos mais de 5 mil municípios do Brasil, o cronograma vai até 2030“, disse o ministro.
Unidades Federais
Com a antecipação feita para os 236 municípios, estados do Norte como Rondônia e Tocantins estão totalmente liberados para receberem as estações 5G. Serão 15 Unidades da Federação que terão o novo modelo de internet. Entre elas estão:
- Alagoas (AL)
- Amapá (AP)
- Distrito Federal (DF)
- Paraná (PR)
- Rondônia (RO)
- Roraima (RR)
- Tocantins (TO)