Após a taxa de 0,39% do IPCA-15 registrada em junho, a prévia da inflação de julho ficou em 0,30%, conforme divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (25).

Conforme dados do IBGE, aponta-se que a maior variação e o maior impacto vieram do grupo de transportes, na sequência vieram os grupos de habitação, saúde e cuidados pessoais.

Variação da inflação IPCA-15

Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,45%, acima dos 4,06% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2023, a taxa foi de −0,07%.

Em julho, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas o grupo de alimentação, bebidas e vestuário apresentou variação negativa.

O grupo de alimentação e bebidas em julho teve um recuo de 0,70%. Veja o resultado da queda:

  • Cenoura (-21,60%)  
  • Tomate (-17,94%) 
  • Cebola (-7,89%)  
  • Frutas (-2,88%)
  • Leite longa vida (2,58%)  
  • Café moído (2,54%)

A alimentação fora do domicílio desacelerou em relação ao mês de junho, ou seja, as pessoas que costumam comer fora de casa optaram por economizar e fazer a sua alimentação em casa mesmo.

Impacto da inflação na habitação e transporte

No setor de habitação, a alta taxa de água e esgoto decorre dos seguintes reajustes tarifários:

  • Brasília 9,85%
  • Curitiba 2,95%
  • Rio de Janeiro −0,93%

No grupo de transportes, as passagens áreas subiram 19,21% e contribuíram com 0,12 p.p. no índice de julho. Em relação aos combustíveis, (1,39%), gasolina (1,43%), etanol (1,78%) e óleo diesel (0,09%) tiveram alta, enquanto gás veicular (-0,25%) registrou queda de preços.

Brasília bateu recorde e teve a maior varição de (0,61%) por conta das altas da passagem aérea, fechando em (13,68%).

Sobre essa pesquisa do IBGE

A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica. Os preços foram coletados no período de 15 de junho a 15 de julho de 2024 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 16 de maio a 14 de junho de 2024 (base).

O que é IPCA-15

O IPCA, ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é um indicador econômico utilizado para medir a variação dos preços de uma cesta de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras. Ele é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA é o principal índice utilizado pelo Banco Central do Brasil para definir a meta de inflação e orientar a política monetária do país. Quando se fala em inflação no Brasil, geralmente está se referindo à variação do IPCA. Ele é usado para ajustar salários, aposentadorias e outros contratos ajustados pela inflação.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.