O contribuinte que tiver dúvidas sobre o IPTU 2023 pode saná-las neste sábado (11), na central de atendimento tributário da Manaus Atende.

O atendimento sobre Imposto Predial e Territorial Urbano da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) ocorrerá das 8h às 12h30.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme a gestão municipal, aproximadamente 345 mil imóveis da capital amazonense tiveram seus dados atualizados junto à base do cadastro imobiliário municipal.

As atualizações cadastrais são do Mapa de Manaus, projeto iniciado pelo Executivo municipal em 2019, que realizou um minucioso levantamento em toda a área urbana da cidade.

Neste sentido, a Semef disponibilizou uma equipe para atender, especialmente, os contribuintes que possuem dúvidas ou contestações sobre a atualização do IPTU.

RELACIONADAS

+ IPTU 2023: guias podem ser consultadas a partir de sexta, em Manaus

+ PEC prevê redução no IPTU como incentivo à preservação ambiental

+ IPTU Premiado: Semef entrega cheques simbólicos a ganhadores em Manaus

São casos específicos de imóveis que foram ampliados ou modificados nesses últimos 12 anos, segundo a pasta.

Em 2022, a Prefeitura de Manaus notificou, por meio de cartas, todos os contribuintes que tiveram seus cadastros atualizados.

As correspondências enviadas especificavam cada alteração identificada pelas ações do Mapa de Manaus.

A central de atendimento do IPTU 2023 fica na avenida Japurá, n. 493, no Centro, Zona Sul.

É importante ter a notificação do projeto Mapa de Manaus em mãos e documentações que comprovem todas as características atuais do imóvel em questão.

IPTU 2023

Contribuintes IPTU podem emitir suas guias de pagamento referentes ao lançamento 2023 do tributo desde o dia 13 de janeiro.

Para acessar as guias e a notificação de lançamento, deve-se acessar o portal de serviços tributários da Prefeitura de Manaus.

Os contribuintes que possuem débitos também terão desconto na cota única, mas de apenas 5%.

Há também a opção de pagamento parcelado do IPTU 2023, mas sem desconto.

O valor do lançamento será dividido em até dez vezes, desde que a parcela não seja inferior à meia Unidade Fiscal do Município (UFM), ou seja, R$ 67,38.

O decreto também estabelece o vencimento da cota única e da primeira parcela para o dia 15 de março.

Após a data, serão lançados juros de mora de 1% ao mês e multa de mora diária da ordem de 0,33%.

Do total, 518,2 mil são contribuintes tributáveis, que somaram lançamentos de R$ 626,1 milhões, o que representou 0,8% a mais que os números lançados no ano anterior.