Em 2022 a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) poderá ser alterada e o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais caro por conta da valorização de carros novos e usados que se deu durante a pandemia do novo coronavírus.

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Mesmo que cada Estado tenha a sua alíquota diferenciada de IPVA, que ainda não foi reajustada, todas cidades levam em conta o valor venal de veículos usados ou da nota fiscal de compra, no caso dos veículos 0km. Ambos acumularam uma expressiva valorização em 2021.

Na última tabela Fipe, mostra que o preço dos veículos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses. Já os modelos novos, houve uma alta de 19,3%.

Mas, mesmo com a alta dos preços, o país ainda diminuiu os estoques de novos veículos nas concessionárias e aumentou a procura por usados, gerando um acréscimo na base de cálculo do IPVA de 2022, ainda que a alíquota do imposto nos estados siga a mesma.

Saiba como calcular o IPVA do seu veículo: 

O proprietário do veículo precisa consultar a alíquota de seu estado e aplicar ao valor na tabela Fipe. O percentual vai de 1% a 6%.

Veja uma simulação com o modelo Onix, líder de vendas da marca Chevrolet no Estado de São Paulo: 

Em novembro de  2019, antes da pandemia do novo coronavírus, um Onix modelo 2018 (Joy 1.0 Flex) passou de R$ 35.947,00 para R$ 46.542,00, no mesmo mês de 2021.

Considerando a alíquota do estado de São Paulo, por exemplo, de 4%, o IPVA calculado em cima destes valores passaria de R$ 1.437,88 para R$ 1.861,68.

O aumento foi de 29,4%, enquanto a inflação até setembro deste ano, último dado disponível, acumula 12,8%.

Busque regras 

Além da consulta à tabela Fipe e cálculo do valor, o dono do veículo precisa buscar as regras de seu Estado para entender descontos do pagamento à vista. O parcelamento do valor integral, em geral, é feito de três a seis prestações.

Carros entre 15 e 20 anos de idade podem estar isentos, também a depender do estado. Todas as regras podem ser encontradas no Detran de cada cidade.

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