Autoridades da Defesa de Israel afirmaram que o Irã enviou, neste sábado (13), dezenas de drones e mísseis para atacar Israel. Os veículos, não tripulados, devem demorar algumas horas para chegar aos destinos.
O ataque deve acontecer por volta das 2h de domingo (14) no horário local (20h em Brasília), ainda neste sábado (13). A ofensiva é uma resposta por um ataque que destruiu um prédio do consulado do Irã da cidade de Damasco, na Síria, no início do mês de abril.
O porta-voz do exército israelense, Avichay Adraee, afirmou que os militares do país já tem conhecimento do ataque e prepararam medidas de defesa do território. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou mais cedo que o país se prepara para um ataque do Irã há anos, sobretudo nos últimos dias e semanas.
Diversos veículos da imprensa internacional afirmavam que o Irã já preparava a ofensiva de retaliação ao ataque ocorrido em Damasco. A Guarda Revolucionária do Irã também confirmou que enviou os drones em direção à Israel.
O governo dos Estados Unidos também confirmou o ataque iraniano à Israel e afirmou que o país seguirá com o compromisso de apoiar o povo israelense. A porta-voz do governo americano informou que o presidente Joe Biden está sendo atualizado sobre a situação no país.
*Com informações de Estadão Conteúdo