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IRPF: mais de 3 mil contribuintes terão direito ao lote residual no AM

A declaração do Imposto Renda Pessoa Física (IRPF) poder ser feito pelo site do órgão e pelo aplicativo - Foto: Denner Ovidio/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Declaração do Imposto Renda Pessoa Física (IRPF) poder ser feito pelo site do órgão e pelo aplicativo - Foto: Denner Ovidio/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (27) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para mais de 290 mil contribuintes que caíram na malha fina no Brasil.

No Amazonas, mais de 3 mil contribuintes terão direito ao lote residual.

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O crédito bancário para 290.934 contribuintes será realizado nesta sexta-feira (28), no valor total de R$ 344.044.482,71.

Desse total, R$ 155.117.452,22 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 3.647 contribuintes idosos acima de 80 anos, 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 248.579 contribuintes não prioritários.

Amazonas

No estado do Amazonas, o valor total de R$ 3.387.654,62 será distribuído entre 3.483 contribuintes.

Já na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, 14.992 contribuintes terão direito a créditos no valor total de R$ 17.276.838,13. 

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Como consultar a restituição

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

No serviço Portal e-CAC, também é possível verificar o extrato da declaração.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, para consulta à declaração e à situação cadastral no CPF.

Com o aplicativo, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições.

Como resgatar

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, acessando o endereço www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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