A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou um projeto de lei que pode beneficiar doadores de sangue, medula óssea e leite materno, na terça-feira (19).

O projeto, de autoria do deputado Júnior Geo (PSC), prevê a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais para esses doadores.

O texto do projeto estabelece critérios específicos para a concessão do benefício a cada grupo de doadores.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Para os doadores de sangue, a isenção da taxa de inscrição será concedida mediante comprovação de pelo menos três doações nos 18 meses que antecedem a data da publicação do edital do concurso.

A proposta visa incentivar a doação de sangue regular por parte dos cidadãos tocantinenses.

Para os doadores de medula óssea, a proposta exige a apresentação do cartão de doador voluntário cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e a comprovação de, no mínimo, uma doação.

Já para as doadoras de leite materno, o projeto requer a comprovação de uma doação nos quatro meses anteriores à inscrição no concurso.

O projeto recebeu um parecer favorável do relator, deputado Jorge Frederico (Republicanos), na CCJ, o que significa que a proposta está em conformidade com as leis e regulamentos vigentes.

Agora, o processo foi encaminhado à Comissão de Finanças para avaliação financeira e orçamentária.

RELACIONADAS

+ Deputados mudam prazos de cumprimento da Lei da Ficha Limpa

+ Projeto de compensação do ICMS é aprovado na Câmara dos Deputados

+ Câmara aprova urgência para votação da minirreforma eleitoral