O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) divulga, nesta quarta-feira (25), a tabela dos itens de material escolar com preços praticados no mercado da capital.

Conforme o órgão, há itens que sofreram reajuste de 15% comparando com o ano de 2022.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Durante o mês de janeiro, o órgão acompanhou os preços em seis estabelecimentos. No total, foram analisados 40 produtos baseados nos materiais permitidos.

Entre os produtos mais procurados estão: caderno de desenho com 96 folhas; lápis de cor com 12 cores; hidrocor com 12 cores e caneta esferográfica (preta, azul ou vermelha).

Com a pesquisa de preço, realizada pela equipe de fiscalização, o Procon-AM informa que estes itens sofreram aumento de até 15% em relação ao ano passado.

Já em comparação aos preços, os cadernos de 12 matérias, por exemplo, têm custo de R$15,99 e podem chegar até R$166,22.

A variação no valor dos cadernos tem variação de mais de 939,52% de diferença a depender do produto, segundo o Procon.

Para quem deseja economizar e evitar gastos excessivos, o Procon-AM orienta o reaproveitamento dos materiais do ano anterior.

RELACIONADAS

+ Procon-AM faz alerta à população sobre golpe do falso investimento

+ Procon-AM orienta sobre direitos na compra de material escolar

+ Procon orienta sobre cuidados em compras pela internet no Amazonas

Material escolar e denúncias

O Procon-AM está aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, na av. André Araújo, 1500 – Aleixo, Zona CentroSul da cidade.

Além da sede do órgão, o cidadão pode fazer denúncias via telefone 0800 092 1512/ 3215 4009, através do site do Proco e também por e-mail: [email protected].

Abaixo, confira as listas: