No universo do empreendedorismo, muito se fala sobre a criação de novas empresas, inovação, tecnologia e serviços de qualidade.

Mas, pouco se diz sobre histórias de inspiração e sucesso de outros empreendedores, experiências que darão aquele “up” aos que buscam uma oportunidade no mercado ou até mesmo aqueles sonhos que ainda estão “incubados”. 

O sucesso de startups tem sido crescente, não somente no Tocantins, mas no Brasil e em outros países. Atualmente, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), o Estado possui mais de 100 startups ativas, nos mais diversos segmentos como: agronegócio, alimentício, beleza, construção civil, educação, mobilidade urbana, saúde, entre outros.

A receita do sucesso para se manter no mercado e garantir um crescimento sustentável, vai muito além dos aportes financeiros, como diz a Maria Edivânia, criadora da startup Carne de Jaca.

“Um sonho realizado através da startup Carne de Jaca é ter um produto no mercado que muda o mundo de quem usa. Ter algo que você oferece como produto sustentável e que gera renda para minha família e para outras. Isso é uma grande conquista. Além disso, quem consome carne de jaca contribui significativamente para a sua saúde e a do meio ambiente”, conta. 

As startups são exemplos de inovação ao fazer negócios, principalmente com os desafios vindos com a pandemia de Covid-19. Elas mostraram uma evolução mesmo em meio ao cenário pandêmico e vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado atual.

Maria Edvânia já produz mais de cinco pratos com a carne de jaca- Foto: Arquivo pessoal

“A startup Carne de Jaca surgiu em 2021, em meio ao caos da pandemia de Covid-19. Tínhamos um pé de jaca no quintal de casa. Na época da jaca madura, era fruta para todo lado. Dávamos jacas para os amigos, inimigos, vizinhos e ainda assim, víamos ela virar lixo.

Certo dia, vi a postagem de uma amiga querendo jaca verde para um chef fazer carne e depois, fazer coxinha. Avisei a ela que tinha, porém o chef não conseguiu ir na minha residência. Então, como já havíamos tirado as jacas do pé, resolvemos fazer a carne, que eu já conhecia das minhas idas à Bahia”, explica Maria Edivânia.

A empresária conta que fez um jantar e divulgou em uma rede social. Os primeiros clientes foram aparecendo e a empreendedora notou que tinha em mãos um produto que interessava ao mercado.

“Abri o CNPJ, reorganizei a embalagem do produto, busquei lugares que dialogassem com as características de nosso produto e, aos poucos, a startup foi tomando forma. O SEBRAE divulgou um edital de aceleração de negócios inovadores e eu me inscrevi. A partir daí, crescemos exponencialmente porque passamos a ter apoio para nos consolidar nos moldes empresariais”.

Pratos

Atualmente a Carne de Jaca possui mais de cinco pratos produzidos com a fruta.

“Nossos pratos são: antepasto, arroz de jaca, coxinha, empada, farofa, e quiche. Esses produtos estão em lanchonetes e restaurantes do distrito de Taquaruçu, Palmas e Porto Nacional. Nosso principal produto é a carne de jaca In Natura e temperada que possibilita às pessoas realizarem diversos pratos devido à sua versatilidade”.

Primeiro prato feito pela startup Carne de Jaca- Foto: Arquivo pessoal

Inovato

A startup Carne de Jaca faz parte da Agência de Inovação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde recebe, formação, consultoria, inovação, entre vários outros suportes.

“A Carne de Jaca está incubada na Inovato UFT (incubadora de empresas e startups). Eles nos dão suporte para, que possibilitam ajustes e crescimento”, afirma a empresária da startup, Maria Edivânia.

Número de Startups e empreendedorismo no Tocantins é crescente, aponta Sebrae

Assim como a Carne de Jaca, existem outras startups no Tocantins que estão focadas em contribuir com novas ideias e soluções revolucionárias. Segundo informações do Sebrae/TO, são várias as comunidades de Startups no Estado, como por exemplo: 153 Valley, Chambary Valley, Jalapão Valley, Startup Tocantins, entre outras. Os dados apontam ainda, que 29% das startups estão na região Norte do Estado, 64% na região Central e 7% na região Sul do Tocantins.

De acordo com a analista do Sebrae/TO, Adelice Novak, o que tem levado as pessoas a acreditarem mais no potencial das startups é o poder de solucionar problemas comuns de forma simples, eficaz e acessível.

“O número vem crescendo a cada ano, devido ao incentivo das Universidades – empresas juniores. Já o Sebrae oferece atendimento customizado por meio do SebraeTec, com consultorias voltadas para inovação. Além de orientação para acesso a crédito e a participação em eventos como feiras nacionais e internacionais”, explica.

“O Sebrae é o pai e a mãe do empreendedor e com a Carne de Jaca tem sido assim. Uma relação de construção de conhecimentos e ações que nos ajudam a crescer e nos prepara para o agora e o futuro. Hoje, com o apoio do Sebrae, já temos estudos, plano de negócios e outras ferramentas necessárias para crescer”, diz Edivânia, que atualmente produz mais de uma tonelada de Carne de Jaca.

Empreendedorismo, por meio da startup, possibilita novos sonhos

O sonho de se tornar uma empresária de sucesso se concretizou com a startup Carne de Jaca. Maria Edvânia conta que se redescobriu.

“O empreendedorismo com a Carne de Jaca me trouxe grandes conquistas materiais: uma delas foi conhecer a Alemanha em uma viagem de negócios de bioeconomia em 2022.

O Sebrae oferece editais para os empresários apresentarem seus produtos em grandes eventos nacionais e internacionais, como por exemplo o Inova Amazônia, para empresas com projetos voltados para a Bioeconomia.

“Atualmente, 20 empresas estão no módulo de tração, selecionadas para receber mentorias, cursos e oficinas durante 6 meses. Essas empresas também estão recebendo uma bolsa de incentivo no valor de R$ 6.500,00 por 6 meses, totalizando R$ 39.000,00”, explica a analista do Sebrae/TO, Adelice Novak.

“E por isso, digo que, ao encontrar a startup Carne de Jaca, eu achei minha missão de alma, eu estou fazendo aquilo que vim fazer nesta vida. Para quem pensa em empreender digo que, ouça seu coração. Ele é Deus dentro de você. Ele é o seu guia. Por outro lado, tenha ação e faça o que você puder para começar. Empreender é um mundo mágico de descobertas”, finaliza emocionada Maria Edvânia. 

NUTRIÇÃO

Especialista afirma que carne de jaca é rica em várias vitaminas

A jaca é uma fruta rica em fibras, potássio, vitamina A, vitamina C, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B2 (riboflavina) e B5 (niacina).

“Esses nutrientes auxiliam no combate ao intestino preso e ao controle da pressão arterial. O envelhecimento precoce também pode ser prevenido, juntamente com aumento da imunidade devido aos seus compostos antioxidantes, como flavonoides, saponinas, carotenóides e compostos fenólicos. Seu consumo frequente pode contribuir com uma alimentação equilibrada. E fazer parte de bons hábitos de vida”, explica a nutricionista e vegetariana, Nathália Bertuol.

De acordo com a especialista, a carne de jaca é uma boa opção para quem é vegano.

“O produto traz uma diversidade de pratos que se assemelham ao frango. Então, essa seria uma opção em relação ao sabor, à textura e ao paladar mesmo, mas não como substituto das carnes”, explica Bertuol.

Nathália Bertuol, Nutricionista Funcional, Especialista em Nutrição Vegetariana e Fitoterapia fala dos benefícios da carne de jaca- Foto: Arquivo pessoal

Saúde e bem estar

A nutricionista afirma que há um crescimento das pessoas que se preocupam com a saúde, que querem melhorar a alimentação e, consequentemente, introduzirem alimentos mais naturais, mais integrais.

“Esse setor vem crescendo muito, tanto na procura de profissionais da saúde que trabalham com essa mudança de estilo de vida, quanto com pessoas que vêm buscando esses produtos para diversificar e melhorar a alimentação”, conta a nutricionista.

A startup Carne de Jaca incentiva o cuidado com a saúde, meio ambiente, além de fomentar o  empreendedorismo.

“Com o passar desses poucos anos, fomos aprimorando o fazer da carne de jaca e hoje, temos nosso protocolo de produção. Compramos jacas de algumas famílias do distrito de Taquaruçu e assim, movimentamos a roda da prosperidade”, finaliza a empresária Maria Edvânia.

*Com contribuição para a matéria a repórter Luana Evangelista