Em um vídeo eleitoral, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que em 2026, Jair Bolsonaro terá o poder de escolher os candidatos a presidente e vice pelo partido.

Ele enfatizou que isso representa um compromisso com Bolsonaro e expressou o desejo de vê-lo concorrendo pela legenda.

Segundo Costa Neto, eles devem isso a Bolsonaro.

O vídeo, transmitido na noite de sábado (15), mostra Costa Neto também manifestando seu desejo de que Bolsonaro seja o candidato à Presidência pelo partido.

Ele destacou que, se Bolsonaro não puder concorrer, a decisão sobre o candidato será exclusivamente dele.

Costa Neto não fez menção a qualquer impedimento até 2030.

Veja na íntegra a fala do presidente do PL:

“Nós queremos o Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL. “Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. “Quem decide quem vai ser o candidato a vice- presidente é o Bolsonaro. “Nós devemos isso a ele, é ele quem tem os votos. “Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram o PL o maior partido do Brasil”.

Jair Bolsonaro inelegível

Em junho de 2023, o ex-presidente foi condenado por 5 votos a 2, devido à reunião realizada com embaixadores no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação.

Posteriormente, em outubro, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou Jair Bolsonaro e Braga Netto à inelegibilidade por oito anos, pelo uso eleitoral das comemorações de 7 de setembro de 2022.

O ministro Raul Araújo, do Tribunal, anulou uma das condenações.

Apesar da decisão, assinada no dia 5 de junho deste ano, Jair Bolsonaro permanece inelegível até 2030 devido a outras duas condenações no TSE.