Janeiro Branco é uma campanha de conscientização aos cuidados com a saúde mental e emocional.

Com isso, em busca de promover o bem-estar da população em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista, oferece serviços de saúde mental na capital.

Estão disponíveis para atendimentos psicológicos 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), espalhadas pela capital, e também o Consultório na Rua e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).

A comunidade pode participar nas UBSs de grupos operativos, terapêuticos, rodas de conversa e acolhimento, todos centrados na prevenção e promoção da saúde mental.

Situações mais graves são encaminhadas para o CAPS II. A coordenadora de Saúde Mental da Atenção Primária à Saúde, Gilvania Matos, destaca a prática do autocuidado.

“A saúde mental é definida pela Organização Mundial de Saúde como a capacidade de enfrentar os estresses normais de maneira mais equilibrada. Sem os cuidados com a saúde mental, todas as outras áreas da vida acabam sendo prejudicadas. Tratar da saúde mental é cuidar da vida”, disse Matos.

Em 2023, foram registrados 22.400 atendimentos no setor de promoção e prevenção à saúde mental, com 903 assistências apenas em dezembro, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS).

Janeiro Branco: população de Boa Vista pode procurar ajuda mental em UBSs
Janeiro Branco – Foto: PMBV/Divulgação

Campanha Janeiro Branco

A campanha “janeiro Branco” é parte integrante das ações de intensificação de cuidados com a saúde mental.

Com isso, parte das ações realizadas em Boa Vista, envolvem grupos operativos, palestras e rodas de conversa nas UBSs.

Durante o mês, usuários da Atenção Primária, servidores do município e profissionais de da saúde também participam da campanha.