O Japão suspendeu a importação de aves vivas e carne de aves de Santa Catarina, após a notificação de um foco de gripe aviária em produção de subsistência no Estado.

Em nota divulgada, o Ministério da Agricultura esclareceu que o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) comunicou a decisão ao Brasil até que o governo brasileiro encaminhe informações detalhadas sobre o caso.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com o ministério, os esclarecimentos demandados pelo Japão foram enviados ainda nesta segunda (17).

“O ministério segue trabalhando para que o impacto das restrições seja o menor possível aos exportadores brasileiros. O ministro da Agricultura e Pecuária lidera uma delegação oficial que se reunirá com autoridades japonesas em Tóquio”, alegou a pasta.

O Código Sanitário de Animais Terrestres da OMSA prevê que as notificações em aves silvestres e ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

Suspensão do Japão

A suspensão do Japão ocorre após o registro de um foco de IAPP em aves de criação doméstica no município de Maracajá, em Santa Catarina, confirmado pelo Ministério no último sábado (15).

No local encontravam-se múltiplas espécies de aves – galinha, galinha-d’angola, faisão, ganso, pato, perdiz e peru -, as quais eram criadas soltas e não eram destinadas à produção comercial.

Segundo a pasta, a propriedade tem uma pequena área alagada (açude), onde circulam aves silvestres de vida livre.

“Diante da situação, o ministério informa que a propriedade está interditada desde o primeiro atendimento realizado pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO). Após a confirmação, todas as aves foram eutanasiadas e as carcaças foram destruídas e enterradas”, esclareceu na nota.

O Japão já havia embargado as importações de produtos avícolas do Espírito Santo por um caso semelhante.

RELACIONADAS

+ Gripe aviária: governo confirma novo caso e registros sobem para 31

+ Gripe aviária atinge granja no nordeste do Japão

+ MAPA confirma 1º caso de gripe aviária em ave silvestre no RS