Ícone do site Portal Norte

Jovens escritores lançam obras literárias em Rio Branco

A AJAL publicou mais de 10 livros de jovens acreanos - Foto: Ascom/Sicred

A AJAL publicou mais de 10 livros de jovens acreanos - Foto: Ascom/Sicred

Na noite deste sábado (3), quatro jovens escritores da academia juvenil acreana de letras lançaram suas obras literárias, no memorial dos autonomistas em Rio Branco no Acre.

O Sicredi realizou o lançamento dos livros, por meio do Fundo Social, que oferece suporte financeiro a entidades sem fins lucrativos que desenvolvem projetos e ações benéficas para a comunidade.

Uma das autoras, membro da Ajal há 2 anos e estudante de Letras Português na Universidade Federal do Acre (Ufac), Gabriela, de 18 anos, expressou sua gratidão pelo apoio.

“No Brasil, é muito difícil para os escritores serem reconhecidos, então esse tipo de incentivo como o do Sicredi fortalece nosso trabalho e nos permite alcançar mais pessoas”, afirmou.

Ela também destacou que esse apoio é um estímulo para outros escritores que sonham em publicar suas obras literárias.

O evento foi uma oportunidade não apenas para os escritores compartilharem suas obras, mas também para celebrar o apoio vital que instituições que oferecem à comunidade literária local.

Brenda Rocha, autora do livro “Simplesmente Eu”, lançado no evento, explicou que a obra é uma compilação de textos, poemas e frases que ela escreveu até o momento.

“Em determinado momento, achei interessante criar um livro com meus pensamentos e compartilhá-lo, pois um leitor pode se identificar. Este livro faz parte do meu processo de crescimento e amadurecimento até o momento”, revelou Brenda.

O livro foi lançado durante evento – Foto: Portal Norte

Academia juvenil acreana de letras

A Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura de utilidade pública, voltada a jovens escritores, foi contemplada no Fundo Social 2023 da Sicredi Biomas. .

Conforme regulamento do programa, são aprovados anualmente projetos sociais de interesse coletivo voltados para educação, cultura, esporte, meio ambiente, segurança, inclusão social, entre outros. Nesta edição, a AJAL foi uma das 100 entidades contempladas em todo o Brasil.

Além do evento de lançamento e noite de autógrafos, a Ajal também realizou a cerimônia de posse da nova diretoria executiva e posse de novos membros.

O presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal), Jackson Viana, foi reconduzido ao cargo na noite deste sábado (3).

“Quando a Ajal foi fundada nós não tínhamos praticamente registro de jovens autores e a partir do momento que ela surgiu, ela veio não somente com a missão de congregar jovens escritores, mas também de oportunizar que eles se tornassem escritores de fato e de direito com suas obras disponíveis nas estantes das livrarias e das bibliotecas brasileiras e esse 2º Festival Literário e ele traz conforme o primeiro a mesma questão”, explica.

Jackson afirma que uma das missões é inserir esses jovens escritores, alguns em situação de vulnerabilidade social. “Certamente não somente é um incentivo literário e educacional, mas também é uma fonte de renda que essas pessoas passam a ter, com a venda dos livros”, explica.

Veja a entrevista:

https://controle.portalnorte.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Video-sem-titulo-‐-Feito-com-o-Clipchamp-1.mp4
Representante da Sicredi e autora falam sobre o projeto – Video: Tv norte Acre
Sair da versão mobile