O judô brasileiro celebra mais uma conquista internacional com a brilhante performance de Rafael Buzacarini (100kg), no Grand Prix de Portugal, realizado no último domingo (28).

Buzacarini garantiu a medalha de bronze na categoria meio-pesado masculino ao superar o sérvio Bojan Dosen por punições (3-2), marcando a segunda medalha para o Brasil no evento.

A jornada de Buzacarini rumo ao pódio teve início com uma vitória por ippon sobre o cazaque Islam Bozbayev na primeira rodada.

Nas oitavas de final, o brasileiro venceu Gennaro Pirelli, da Itália, por um waza-ari, e avançou às quartas-de-final ao superar Georgios Kroussaniotakis, do Chipre.

O Cipriano, uma das surpresas da chave, eliminou o japonês Kotaro Ueoka e o russo Arman Adamian, antes de enfrentar Buzacarini.

Na semifinal, Buzacarini protagonizou uma luta equilibrada com Nikoloz Sherazadishvili, georgiano que defende a Espanha, mas acabou sofrendo um ippon nos segundos finais.

O espanhol, bicampeão mundial no peso de baixo (90kg), foi derrotado na final pelo russo Matvey Kanikowskiy, destaque da categoria.

Na disputa pelo bronze, Buzacarini enfrentou o sérvio Bojan Dosen, número 23 do mundo, e demonstrou maior agressividade, impondo um volume maior de ataques eficientes para desgastar o adversário fisicamente e garantir a vitória por punições (3-2).

Com a conquista do bronze, Buzacarini soma mais 350 pontos no ranking olímpico, o que deve melhorar sua posição atual, que é a 15ª colocação.

O melhor brasileiro na lista, atualmente, é Leonardo Gonçalves, em 8º lugar, que também competiu no Grand Prix de Portugal, mas foi eliminado na primeira rodada pelo japonês Kaito Green.

Paris 2024

Agora, a seleção se prepara para o primeiro grande desafio do Circuito, o Grand Slam de Paris, uma das competições mais badaladas do tour, que acontecerá já no próximo final de semana, de 02 a 04 de fevereiro. 

A delegação que representará o Brasil nesta etapa será divulgada nesta segunda-feira, 29, pela CBJ.