O Distrito Federal (DF) enfrenta um alerta contra incêndios florestais com a chegada de junho, devido ao período de seca propenso a incêndios na mata.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), houve 5.571 ocorrências de incêndio em 2023, comparado a 10.655 no ano anterior, de maio a setembro.

Além disso, o capitão João Rafael Freitas da Silva prevê um aumento nos incêndios florestais no DF em 2024. Ele afirma: “este ano, esperamos um alto número de incêndios florestais”.

Por fim, ele destaca a importância da prevenção pela população: “Evite queimadas e fogueiras próximas a áreas de vegetação. Caso seja inevitável, apague-as antes de sair para evitar que o vento espalhe fagulhas”.

Fogueiras de Junho

Neste período de festas juninas, o alerta se estende aos cuidados com fogueiras.

O CBMDF orienta não acender fogueiras embaixo ou próximas de árvores e da rede elétrica. A distância mínima deve ser de 50 metros da vegetação e devem ter o tamanho máximo de 1,5 metro.

Em caso de acidente, a orientação é lavar a queimadura com água corrente e não utilizar nenhum produto sem orientação médica.

No Distrito Federal, não é comum soltar balões, mas os bombeiros alertam para essa prática, que pode resultar em quedas nas florestas e causar danos ambientais significativos. Soltar, fabricar, vender e transportar balões é considerado crime.