Ícone do site Portal Norte

Junho chega com alerta de incêndios florestais no DF

Junho chega com alerta de incêndios florestais no DF

Junho chega com alerta de incêndios florestais no DF. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Distrito Federal (DF) enfrenta um alerta contra incêndios florestais com a chegada de junho, devido ao período de seca propenso a incêndios na mata.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), houve 5.571 ocorrências de incêndio em 2023, comparado a 10.655 no ano anterior, de maio a setembro.

Além disso, o capitão João Rafael Freitas da Silva prevê um aumento nos incêndios florestais no DF em 2024. Ele afirma: “este ano, esperamos um alto número de incêndios florestais”.

Por fim, ele destaca a importância da prevenção pela população: “Evite queimadas e fogueiras próximas a áreas de vegetação. Caso seja inevitável, apague-as antes de sair para evitar que o vento espalhe fagulhas”.

Fogueiras de Junho

Neste período de festas juninas, o alerta se estende aos cuidados com fogueiras.

O CBMDF orienta não acender fogueiras embaixo ou próximas de árvores e da rede elétrica. A distância mínima deve ser de 50 metros da vegetação e devem ter o tamanho máximo de 1,5 metro.

Em caso de acidente, a orientação é lavar a queimadura com água corrente e não utilizar nenhum produto sem orientação médica.

No Distrito Federal, não é comum soltar balões, mas os bombeiros alertam para essa prática, que pode resultar em quedas nas florestas e causar danos ambientais significativos. Soltar, fabricar, vender e transportar balões é considerado crime.

Sair da versão mobile