Uma nova trend viralizou nas redes de cozinhar a lata de leite condensado na airfryer. No entanto, mesmo tendo dado certo, para alguns especialistas ouvidos pelo portal Nossa Uol o método não é indicado.

No Nossa UOL, em entrevista, o youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, explicou o cuidado que devemos tomar com certas receitas da internet.

“Você pode não ter tanta temperatura no eletrodoméstico, pode ter marcas de leite condensado diferentes, pode ter latas de espessuras que têm resistência diferentes, enfim, nunca vai dar para saber se vai acontecer um acidente, ou não. O ideal é não fazer”, afirmou Iberê.

Enquanto a técnica de cozinhar na panela de pressão, mesmo também apresentando certos riscos, é muito melhor do que na airfryer.

“A lata pode querer explodir enquanto está na panela e só não explode por causa da pressão da panela, ou seja, a panela faz pressão em cima da lata, no momento da fervura”, disse.

Se abrir a panela logo na sequência, um acidente pode ocorrer em seguida, já que é eliminada a pressão da panela. “Volta a ficar pressão ambiente e essa a diferença de pressão entre a lata e ambiente fica grande, levando a lata a explodir”, detalhou.

Outros alimentos que devem ser evitados na Airfryer são: pipoca, macarrão, canjica, carne ensopada e alimentos que dependem de água fervente. E ainda, folhas e hortaliças.
Confira alguns relatos: