O acesso à plataforma Lattes foi restabelecido por completo na noite de sábado, 7. O anúncio foi feito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio das redes sociais.

O sistema tinha apresentado problemas no dia 23 de julho e ficou cerca de dez dias fora do ar. Na última terça-feira, 3, a plataforma voltou a operar, mas de forma parcial, permitindo apenas a consulta, impressão e download dos currículos cadastrados.

Agora, as funções como atualização dos currículos, realização de novos cadastros e o serviço de extração operam normalmente. No último dia 6, o presidente da CNPq, Evaldo Vilela, afirmou que nenhum dado foi perdido durante o período instável do sistema e que o pagamento das bolsas oferecidas não será afetado.

Vilela ainda garantiu que novas providências foram tomadas para que problemas futuros sejam evitados. “Já reservamos recursos e tem inclusive algumas universidades que estão se preparando para nos ajudar com seus departamentos de TI para que tudo seja reformado, atualizado, vamos colocar muito mais coisas nas nuvens também”, disse.

O CNPq é responsável pelo estímulo à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas brasileiros. Os sistemas do conselho dão acesso aos currículos Lattes de milhares de professores e pesquisadores, que são utilizados para concorrer a bolsas e pleitear recursos para projetos.